segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O fracassado Protocolo de Kyoto



Cédric Lucci  nº11
Matheus Perez  nº23
Rafael Carvalho Santos  nº27
Rodrigo Y  nº30
Vinicius Ciasca  nº35

Orientadora : Monica Fogaça




Introdução 

•   Devido ao consumismo exagerado atual, a poluição tem crescido demasiadamente, traços da sociedade capitalista predominante no mundo.
•   São tomadas algumas medidas para tentar amenizar essa poluição. Entre elas, a criação de tratados ambientais.





Protocolo de Kyoto

•  Tratados Ambientais são acordos entre nações que visam estabelecer metas que diminuam a poluição atual.
•    Talvez o mais famoso de todos esses acordos seja o Protocolo de Kyoto, firmado em 1997, na conferência que ficou conhecida como COP3.





Controvérsia

•  O Protocolo de Kyoto é rodeado por controvérsias em relação a sua efetividade, por diversos motivos.
•   Um deles foi a escolha dos Estados Unidos de não participar do acordo, alegando que isto  atrapalharia a economia americana.





A pergunta

     Outro fator seria a criação de um sistema de troca de créditos de carbono, que dá uma perspectiva mais comercial ao problema da poluição atual, mas que não garante resultados
Baseando-se nessas controvérsias, fizemos a pergunta:
    “O Protocolo de Kyoto realmente ajudou o meio-ambiente?





O tema

O trabalho se encaixa mais no tema “Ecossistema e Regulação” , por contar com ações humanas para controlar o meio-ambiente, ou em outras palavras, regulá-lo.




Histórico

    •   COP1, firmado em 1995, só afetava países desenvolvidos e estimulava nações envolvidas a trocar tecnologias.
   •   COP2 implementou um sistema onde países menos desenvolvidos poderiam pedir apoio financeiro a outras nações.
     •   É interessante notar a aliança entre o capitalismo e esses       acordos, que é denunciável desde os seus primeiros exemplares





O COP3
                      
     •   O COP3, também conhecido como Protocolo de Kyoto é o foco desse trabalho.
     •   O acordo conta com um sistema de créditos de carbono, ou seja, cada nação recebe uma certa quantidade de créditos parpoluir a atmosfera que ela pode utilizar. O comércio desses créditos também é apoiado pelo tratado.       



O comércio de créditos de carbono 

•  Mas esse sistema não diminui a emissão de gases na atmosfera, apenas reforça a poluição de certos países e diminui a de outras, ou seja, um acaba compensando o outro. Países desenvolvidos compram seus créditos de países menos desenvolvidos, como os africanos, por exemplo.
•    Exemplo seria o Japão, que, depois que o protocolo entrou em ação, passou a poluir ainda mais do que fazia no passado. O que simplesmente não deveria acontecer.



O Protocolo não afeta a todos

•    O Protocolo simplesmente não tem medidas referentes a países emergentes. Ou seja, Brasil, Rússia, Índia e China, 4 países dos 10 mais poluentes do mundo não tem de mudar em nada seus métodos, de acordo com o tratado.
•    Somando isso ao fato de que os Estados Unidos também não participam, temos mais de 50% da poluição total do mundo atual, permanecendo intacta.


Resposta

•    Um Protocolo que não afeta os países mais poluentes do mundo, além de não propor um esquema sólido para diminuir a emissão de gases de países que afeta de fato, não é efetivo, e portanto NÃO ajuda o meio-ambiente.


Possíveis soluções
•    Um tratado ideal teria de ser mais rigoroso com suas medidas, mas, acima de tudo, derrubar esse ideal de que o capitalismo é superior ao meio-ambiente.
   •   Os países mais poluentes precisam tomar uma medida, indiscutivelmente. O meio-ambiente é mais importante do que o capitalismo.





Acordos futuros

•   No final de 2010 será firmado um novo acordo no México, em Cancún, para substituir o Protocolo de Kyoto.
     O acordo tentará firmar uma aliança mais forte entre o 1º e o 3º mundo, e talvez, ele venha a contar com a participação do mundo inteiro, de uma maneira efetiva.





Fontes bibliográficas

ABRIL,EDITORA. Almanaque ABRIL 2010 .
ABRIL,EDITORA. Atualidades vestibular 2009: 1° semestre
BACHIRAM,HEIDI.Fraude e colonialismo,disponível em : http://www.forumag.com.br/resp.php?id=18
BBC.Brasil,Entenda os principais pontos do Protocolo de Quioto,disponível em : http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u39714.shtml
CONTI,JOSÉ .Considerações sobre as mudanças climáticas globais,disponível em : http://www.forumag.com.br/resp.php?id=18
ESCRITO POR JOVENS DE TODO MUNDO.Pachamama,missão terra 2.
GREENPEACE,Do que  trata o Protocolo de Quioto,disponível em : http://www.forumag.com.br/resp.php?id=18
LOHMANN,HARRY,6 argumentos contra o Protocolo de Quioto , disponível em : http://ecourbana.wordpress.com/2008/10/13/seis-argumentos-contra-o-comercio-de-carbono/
RIVEIRO,SÉRGIO, Custos e benefícios da redução das emissões de carbono e desmatamento e da degradação da Amazônia brasileira,disponível em : http://www.climaefloresta.org.br/uploads/livros/d8712430cda67601085406df52cb40b01b7286d3.pdf
SALMEN ,H. ESPINDOLA. Ciência , capitalismo e  globalização .
SANTOS,GUILHERME, Quais medidas o governo brasileiro está tomando para diminuir o  aquecimento global ? disponível em : http://www.forumag.com.br/resp.php?id=18
UNDER,JORGE. Blog do planalto brasileiro. disponível em : http://planalto.blog.br/clone/acordo-climatico-nao-pode-rasgar-convencao-do-clima-nem-protocolo-de-quioto/
TARQÜINIO, T. TOMÁS, Fracasso de Copenhague: Estados Unidos e China responsáveis! , Disponível em:







PS: Não era minha intenção fazer com que a posição dos marcardoes, vulgo bolinhas, ficasse tão aleatória... No arquivo do Power Point elas seguem um padrão, o que não deu pra transferir pro blogger.

13 comentários:

  1. Oi, meninos. Não se preocupem. Ficou ótimo.
    Aqui está a lista dos blogs da sua classe. Bom trabalho.
    Bjs

    1) http://grupo9darqui.blogspot.com
    2)http://trabalhodeciencias9d.blogspot.com/2010/09/porque-o-consumismo-exagerado-afeta-o.html
    3)http://casacodepelenao.blogspot.com/
    4)http://grupobiodiversidade.blogspot.com/
    5)http://gostamosdeciencias9d.blogspot.com/
    6)http://grupodecienciasn279d.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O tema é muito interessante e o texto ficou muito completo, abordando o tema por completo, melhor ainda acompanhado das charges e quadrinhos, que satirizam muito bem o Protocolo de Kyoto. Porém só faltou dar uma revisada nos erros ortográficos, coisa básica.
    Alem disso, esses parágrafos não estão no lugar errado?
    Outro fator seria a criação ... mas que não garante resultados.
    O acordo conta com um sistema de créditos ... também é apoiado pelo tratado.

    Bruno, 8, 9ºD

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal,
    Gostei bastante do seu artigo. Eu pensava que o Protocolo de Kyoto havia 'melhorado' o meio ambiente... Mas, depois de ler este artigo, vcs me convenceram (percebe-se a pesquisa profunda no tema) que realmente o Protocolo não ajudou muita coisa. Espero que esses novos sustentáveis acordos ajudem MAIS o nosso planeta!
    Parabéns pelo artigo,
    Bjs
    Giovana, 16

    ResponderExcluir
  5. O trabalho está excelente, muito bom mesmo, com argumentos realmente coesivos, que nos fazem refletir sobre como o capitalismo, e sua política estão prejudicando o meio ambiente, o que é uma situação alarmante, pois quem sabe o que ocorrerá se continuarmos a agir desta maneira.
    André Luis Ribeiro Bernal Filho, nº5, 9ºD.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    O tema é algo que não foi muito criativo, mas o texto abriu novas portas para o que pensamos do protoco de kyoto, pois para mim era algo que realmente ajudou o meio ambiente, mas após ler o texto, percebi que o protocolo não fez tanta diferença, e que é necessário criar outro medida para conseguirmos salvar o planeta
    Igor Luiz Argani, N°20, 9°D

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    A escolha do tema foi muito boa, pois não é um assunto muito discutido, acho que principalmente pelo jovem, mas ele deveria ser discutido, pois a impressão que muitos têm e que não devem se preocupar, pois esse protocolo vai melhorar muito o meio ambiente e com esse trabalho para perceber que não é bem assim que acontece. Parabéns pelo trabalho e achei bem legal vocês mencionarem o outro tratado vai ocorrer no México

    Julia Antelmi,21

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Também acho que a escolha do tema foi muito boa. Esse tema, como já disseram , é pouco falado e quando falam nós pensamos que ele foi algo bom para o planeta. Eu achei bem legal vcs terem colocado possiveis soluções para esse problema e concordo com vcs de que devemos começar a nos preocupar mais com o meio ambiente do que com o capitalismo! Parabéns !
    Thais Faria, nº 31

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa que eu não entendi foi: porque que o protocolo de Kyoto também fez com que alguns países começassem a poluir mais?
    Thais Faria, Nº 31

    ResponderExcluir
  10. opa galerinha do mal! como estão?! estou passando para deixar meu prestigio ao blog de vocês!muito legal com informaçoes interessantes,para uma breve resposta ao Mat,as lampadas comunss tem uma duirabilidade menor logo acaba saindo mais caro pois você terá que comprar mais e tambem por que ela gasta mais energia!qualquer duvida estaremos a disposição e novamente parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  11. Ficou muito bom mesmo, discordando do Igor, que disse não ser um tema muito relevante, pois ele é sim, como já dito, não é muito discutido então gera uma boa oportunidade para que começem a se criar ideias deste tipo, de que o capitalismo não é perfeito.
    André Luis Ribeiro Bernal Filho,Nº5, 9ºD.

    ResponderExcluir
  12. Exatamente como o André disse, é um tema muito discutido. Aliás, acho que o Prtocolo de Kyoto é um dos mais conhecidos atualmente, e é super importante a gente saber como funciona esses acordos e "atualizarmos" as nossas informações. Qualquer tema ou assunto que envolve o meio ambiente é importante; e é bom ficarmos atentos para que o próxima acordo não seja como este: um fracasso.
    Mais uma vez, parabéns pelo artigo. Está ótimo!
    Bjs
    Giovana, 16

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Gostamos muito do tema e de como ele foi abordado. É interessante revermos nossas opiniões e passar a ver com outros olhos o Protocolo. Gostamos da sua pergunta e de como vocês mostraram que o esse protocolo, apesar de ser um acordo que visa melhorar o meio ambiente, não cumpre realmente com isso. Precisamos questionar mesmo e descobrir se os acordos de fato melhoram, assim como descobrimos que esse não. O grupo está de parabéns

    ResponderExcluir