segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O fracassado Protocolo de Kyoto



Cédric Lucci  nº11
Matheus Perez  nº23
Rafael Carvalho Santos  nº27
Rodrigo Y  nº30
Vinicius Ciasca  nº35

Orientadora : Monica Fogaça




Introdução 

•   Devido ao consumismo exagerado atual, a poluição tem crescido demasiadamente, traços da sociedade capitalista predominante no mundo.
•   São tomadas algumas medidas para tentar amenizar essa poluição. Entre elas, a criação de tratados ambientais.





Protocolo de Kyoto

•  Tratados Ambientais são acordos entre nações que visam estabelecer metas que diminuam a poluição atual.
•    Talvez o mais famoso de todos esses acordos seja o Protocolo de Kyoto, firmado em 1997, na conferência que ficou conhecida como COP3.





Controvérsia

•  O Protocolo de Kyoto é rodeado por controvérsias em relação a sua efetividade, por diversos motivos.
•   Um deles foi a escolha dos Estados Unidos de não participar do acordo, alegando que isto  atrapalharia a economia americana.





A pergunta

     Outro fator seria a criação de um sistema de troca de créditos de carbono, que dá uma perspectiva mais comercial ao problema da poluição atual, mas que não garante resultados
Baseando-se nessas controvérsias, fizemos a pergunta:
    “O Protocolo de Kyoto realmente ajudou o meio-ambiente?





O tema

O trabalho se encaixa mais no tema “Ecossistema e Regulação” , por contar com ações humanas para controlar o meio-ambiente, ou em outras palavras, regulá-lo.




Histórico

    •   COP1, firmado em 1995, só afetava países desenvolvidos e estimulava nações envolvidas a trocar tecnologias.
   •   COP2 implementou um sistema onde países menos desenvolvidos poderiam pedir apoio financeiro a outras nações.
     •   É interessante notar a aliança entre o capitalismo e esses       acordos, que é denunciável desde os seus primeiros exemplares





O COP3
                      
     •   O COP3, também conhecido como Protocolo de Kyoto é o foco desse trabalho.
     •   O acordo conta com um sistema de créditos de carbono, ou seja, cada nação recebe uma certa quantidade de créditos parpoluir a atmosfera que ela pode utilizar. O comércio desses créditos também é apoiado pelo tratado.       



O comércio de créditos de carbono 

•  Mas esse sistema não diminui a emissão de gases na atmosfera, apenas reforça a poluição de certos países e diminui a de outras, ou seja, um acaba compensando o outro. Países desenvolvidos compram seus créditos de países menos desenvolvidos, como os africanos, por exemplo.
•    Exemplo seria o Japão, que, depois que o protocolo entrou em ação, passou a poluir ainda mais do que fazia no passado. O que simplesmente não deveria acontecer.



O Protocolo não afeta a todos

•    O Protocolo simplesmente não tem medidas referentes a países emergentes. Ou seja, Brasil, Rússia, Índia e China, 4 países dos 10 mais poluentes do mundo não tem de mudar em nada seus métodos, de acordo com o tratado.
•    Somando isso ao fato de que os Estados Unidos também não participam, temos mais de 50% da poluição total do mundo atual, permanecendo intacta.


Resposta

•    Um Protocolo que não afeta os países mais poluentes do mundo, além de não propor um esquema sólido para diminuir a emissão de gases de países que afeta de fato, não é efetivo, e portanto NÃO ajuda o meio-ambiente.


Possíveis soluções
•    Um tratado ideal teria de ser mais rigoroso com suas medidas, mas, acima de tudo, derrubar esse ideal de que o capitalismo é superior ao meio-ambiente.
   •   Os países mais poluentes precisam tomar uma medida, indiscutivelmente. O meio-ambiente é mais importante do que o capitalismo.





Acordos futuros

•   No final de 2010 será firmado um novo acordo no México, em Cancún, para substituir o Protocolo de Kyoto.
     O acordo tentará firmar uma aliança mais forte entre o 1º e o 3º mundo, e talvez, ele venha a contar com a participação do mundo inteiro, de uma maneira efetiva.





Fontes bibliográficas

ABRIL,EDITORA. Almanaque ABRIL 2010 .
ABRIL,EDITORA. Atualidades vestibular 2009: 1° semestre
BACHIRAM,HEIDI.Fraude e colonialismo,disponível em : http://www.forumag.com.br/resp.php?id=18
BBC.Brasil,Entenda os principais pontos do Protocolo de Quioto,disponível em : http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u39714.shtml
CONTI,JOSÉ .Considerações sobre as mudanças climáticas globais,disponível em : http://www.forumag.com.br/resp.php?id=18
ESCRITO POR JOVENS DE TODO MUNDO.Pachamama,missão terra 2.
GREENPEACE,Do que  trata o Protocolo de Quioto,disponível em : http://www.forumag.com.br/resp.php?id=18
LOHMANN,HARRY,6 argumentos contra o Protocolo de Quioto , disponível em : http://ecourbana.wordpress.com/2008/10/13/seis-argumentos-contra-o-comercio-de-carbono/
RIVEIRO,SÉRGIO, Custos e benefícios da redução das emissões de carbono e desmatamento e da degradação da Amazônia brasileira,disponível em : http://www.climaefloresta.org.br/uploads/livros/d8712430cda67601085406df52cb40b01b7286d3.pdf
SALMEN ,H. ESPINDOLA. Ciência , capitalismo e  globalização .
SANTOS,GUILHERME, Quais medidas o governo brasileiro está tomando para diminuir o  aquecimento global ? disponível em : http://www.forumag.com.br/resp.php?id=18
UNDER,JORGE. Blog do planalto brasileiro. disponível em : http://planalto.blog.br/clone/acordo-climatico-nao-pode-rasgar-convencao-do-clima-nem-protocolo-de-quioto/
TARQÜINIO, T. TOMÁS, Fracasso de Copenhague: Estados Unidos e China responsáveis! , Disponível em:







PS: Não era minha intenção fazer com que a posição dos marcardoes, vulgo bolinhas, ficasse tão aleatória... No arquivo do Power Point elas seguem um padrão, o que não deu pra transferir pro blogger.